Para quem não quiser ler mais do que 3 linhas de meu artigo, começo pela conclusão. Sabem o que os últimos acontecimentos modificaram sobre os fundamentos do Bitcoin?

Absolutamente nada.

Pronto, podem pular o artigo.

Para quem fica, prometi ao Gerson um texto sem citar a Exchange que usou dinheiro dos outros e o nome do cabeludinho fraudador.

Recapitulando alguns dos fundamentos mais básicos:

1 – Incensurabilidade. O fato de que não é possível censurar o Bitcoin nem que, por exemplo, um certo togado careca assim queira.

2 – Escassez. Serão aproximadamente 21 milhões de Bitcoin e fim. Nenhuma outra versão de Bitcoin “colou”. Todas são consideradas cópias de baixo valor. Notem que inclusive, os escândalos das semanas recentes só aumentaram ainda mais a escassez.

3 – Previsibilidade. Um bloco foi e será minerado a aproximadamente 10 minutos. Sua taxa de emissão é um software que muito provavelmente nunca encontrará consenso para ser modificado neste quesito.

E são nesses fundamentos que qualquer um deveria se apoiar ao decidir ter a moedinha laranja.

Investir em Bitcoin dual. A dualidade é segurança e especulação. Infelizmente, a parte da segurança é chata, sem graça, sem apelo e geralmente, as pessoas acham que não vai acontecer com elas o que essa segurança visa a proteger.

Na parte da especulação, de tempos em tempos, o caldeirão ferve e o Bitcoin entra no hype, um hype que é uma faca de dois gumes. Se por um lado vai lhe dar a chance de embolsar um bom dinheiro em moeda fiduciária (reais ou dólares) para que você melhore sua vida (um carro, um apartamento, uma chácara), por outro é certo que o hype irá passar, levando a quedas de 80 a 90%.

Já foram 4 ciclos, todos com a mesma anatomia, o que me leva a crer que, num futuro não tão distante (alguns anos) haverá um novo hype, uma nova oportunidade na vertente da especulação.

Mas, não é o hype que faz do Bitcoin algo de valor. O que faz ele ser algo de valor são os 3 fundamentos básicos e consequentemente a ignorada vertente da segurança.

Tenta imaginar Fernando Haddad como ministro da fazenda e você tendo a oportunidade de se livrar de seus reais antes da concretização de tal fato. Já pensou se alguém lhe dissesse antes que o Brasil será um Argentina light com inflação alta, controle de capitais e uma tragédia econômica?

Tente imaginar seres abjetos como Marcio Pochmann e Nelson Barbosa como estrategistas da economia de uma país como o Brasil.

Mas, infelizmente, a grande maioria vai esperar acontecer o pior, vai achar que não é tão ruim assim e verá o dinheiro que tem indo para o buraco e quando acordarem, vão reclamar, apontar o dedo para o papai governo e terceirizar a culpa como se não fossem os únicos responsáveis pelas suas vidas.

O fim do ciclo de hype que estamos vivendo com a queda de diversas empresas associadas as Criptomoedas e consequentemente, erroneamente linkadas ao Bitcoin parece muito maior que nos ciclos anteriores, e de fato é… No ciclo passado fomos de USD para 20 mil para 3 mil, agora o topo foi em USD 69 mil, de fato, em números absolutos, é bem mais sofrido, mas percentualmente, bastante similar.

Historicamente falando, temos dois eventos óbvios que podem ser combinados e te apresentar um caminho. Temos o fim do ciclo de hype do Bitcoin associado a uma iminente desgraça na gestão da economia do país, ou seja, o acaso bondoso do destino te entrega a oportunidade de fugir para um ativo longe das garras dos políticos brasileiros por um preço justo.

É a combinação de proteção e de quebra a contratação de, provavelmente, mais um ciclo de hype e especulação mais para frente (onde o Hash5 costuma brilhar).

Ao demais, boa sorte com seu Tesouro IPCA + 75% que será ferrenhamente defendido por Nat Arcuri ou com a ações sugeridas por Tiago Reis daqui a poucos anos.

Fecho o artigo de hoje com a imagem da valorização da Bolsa de Caracas, que de janeiro pra cá sobe mais de 100%, em Bolívares. Detalhe… A inflação lá foi de 300% esse ano. A estratégia aqui não será muito diferente.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin