Não interessa muito o quanto se fale sobre fundamentos que apoiam o valor do Bitcoin, no final do dia, todos querem saber é do preço.
Ok, então, antes disso, alguns declames (bem mais bonito que disclaimers, né?!)…
Minha previsão de preço é pura futurologia, uma fraude tão grande quanto análise gráfica ou relatórios da Empiricus, sem nenhum compromisso em estar conectado a realidade, pois, embora eu tenha de fato comprado uma bola de cristal, ela é na verdade um belíssimo peso de papel decorativo que fica ao lado de meu blockclock.
Dito isso, vamos as minhas percepções.
O Bear Market começou em Novembro de 2020 e desde então vem se desenvolvendo de forma semelhante aos demais que já vi (2014, 2018…). Nada de muito novo no radar. O que aconteceu nas ocorrências anteriores?
Veja por si, a começar por 2014
E agora 2018
E como estamos em 2022?
Dado que a história não se repete, mas rima, tendo a acreditar que o gráfico acima vai terminar com um formato semelhante aos gráficos dos ciclos anteriores, traduzindo em bom português, tenho motivos para crer que nosso processo de queda ainda não terminou. Tendo a acreditar que o ciclo está no geral mais alongado, mas uma vez completo, será parecido com os demais, com uma base de tempo diferente.
Aos leitores antigos, vale o mesmo bla-bla-bla que escrevi nos ursos passados, meio que nada muda. O mercado está parado, sem hype (o que é bom) e os especialistas estão focados nas outras bolhas exuberantes. Hoje ninguém mais é especialista em Bitcoin, hoje todo mundo é especialista em Renda Fixa e Commodities…
Prometi falar em preço, vamos aos chutes… Acho (no meu direito de achar) que de USD 24mil não baixa, e que a estabilização antes se dará no patamar dos USD 30 e poucos mil.
Assim como sempre foi, o nosso mercado é muito sensível a fatos e uma virada pode acontecer e antecipar a subida… Hipoteticamente falando, por exemplo aleatório, no dia 17 de maio a SEC libera o ETF Spot nos EUA, estaríamos vendo um novo combustível alimentando a demanda e o sentimento dos especuladores seriam automaticamente gatilhados para cima.
O que fazer?
Depende. Sua bola de cristal funciona ou é um peso de papel como a minha?
Você sabe quando um país decente vai anunciar reservas em BTC?
Você sabe quando a SEC vai liberar ETF spot?
Você sabe se Michael Saylor vai se arrepender e fazer a mãe dos dumps de mercado?
Eu não sei… Mas acredito na tese do Bitcoin e da liberdade.
Acredito que a probabilidade de multiplicação é significativamente maior que a probabilidade de fracasso por N motivos que você já sabe de edições anteriores e nesse caso, considero o atual cenário como mais um período excelente para acumulação.
São raríssimos os mercados em que a turma do “eu perdi o bonde” tem repetidas oportunidades similares de pegar o bonde. É uma pena que poucos são os que tem coragem e capacidade de ir adiante.
Uma diferença em relação as paradas anteriores. Em 2013/14 ele ficou chato e cansativo na casa dos USD 400. Em 2018/19 ele “morreu” e ficou meses na casa dos USD 6 mil. Por hora, em 2022 a casa dos USD 40k tem sido o descanso do Urso.
Você está convidado a subir no bonde, ele não vai ficar para sempre no ponto. Em qual preço será a morte e o marasmo do Bitcoin em 2027?