Quando Michael Saylor começou e emitir dívida de sua empresa MicroStategy, listada na Nasdaq, onde a grana levantada seria utilizada para comprar Bitcoin e as ações da empresa seriam a garantia, imediatamente tive uma ideia para lá de imbecil…

Passei a mão no telefone e estava eu falando com o Gerson, se é renda fixa de 1% ao mês em Reais que o povo quer, vamos entregar renda fixa de 1% ao mês em Reais para o povo?

O resumo da ideia imbecil era de emitir debêntures, abertamente a nossa captação seria utilizada para a compra de Bitcoin e os detentores da dívida seriam remunerados nos famigerados 1% ao mês na shitcoin estatal brasileira

Lá foi o Gerson fazer uns telefonemas para uns advogados e alguns contatos… Não houve interesse… Na verdade somos outsiders do mercado financeiro e nossa estrutura de acesso aos mercados é limitada ao alcance da HashInvest (que por sinal é quase patético….).

Enfim… O que poderia dar errado?

Aqui vai algo que não gosto muito de fazer (meus leitores mais assíduos já sabem que não sou afeito a previsões de preço), mas com 12 anos de história e com o destino óbvio das políticas dos bancos centrais, apostar no Bitcoin é uma obviedade.

Saylor claramente não inspirou somente a mim, com certeza o seu ataque especulativo ao Dólar alugou um salão de festas na mente de muita gente, e no último sábado, Nayib Bukele, Presidente de El Salvador, de branco e chapéu de beisebol, anunciou a emissão soberana dos chamados Bitcoin Bonds.

Nada menos do que uma dívida e USD 1 Bilhão de dólares será emitida, pagando 6,5% ao ano com uma carência de 5 anos. Metade dos recursos será utilizada para a compra de Bitcoin e a outra metade para financiar a infraestrutura de mineração com energia geotérmica proveniente de vulcões.

Enfim… O que poderá dar errado?

Muita pouca coisa pode dar errado. Bukele está se aproveitando da massa de imbecis que confia no Estado como guardião do valor da moeda e apostando suas fichas em um ativo que historicamente cresce a taxas de 200% a.a. contra a mesma moeda, e de quebra, manda uma banana para o FMI que falou que não emprestaria dinheiro à sua nação depois do movimento de tornar o BTC moeda oficial no país.

Os Bitcoin Bonds não caracterizam uma aposta no sucesso do Bitcoin, mas sim uma aposta no fracasso da política de imprimir dinheiro infinito criado a partir do nada. Muito se fala que o FED vai ter que normalizar os juros a partir de 2022, e voltando às previsões, já sabemos de antemão que tal aperto vai durar pouco e será pouco efetivo.

Os BCs ao redor do planeta estão reféns dos juros extremamente baixos e a linha que possibilitaria a meia volta ao que se espera do capitalismo básico foi cruzada em 2020 usando o COVID como desculpa. Lembro que o Bitcoin não precisa de políticos, nem de Bukele e nem de El Salvador… El Salvador, Bukele e os políticos é que precisam do Bitcoin, ele apenas foi um early adoptor que está se aproveitando do que já é sabido para o futuro próximo.

O sucesso do Bitcoin é mera consequência da condução dos BCs ao redor do globo.

Mas quem em sã consciência vai comprar uma dívida lastreada em Bitcoin?

Os zumbis da renda fixa em shitcoin estatal são tão viciados que não faltarão compradores. Num mundo que paga -0,5% em Bonds Gregos de 10 anos, porque não comprar Bonds Salvadorenhos por 6,5% a.a.?

Garantia por garantia, acredite, o Bitcoin Salvadorenho é uma garantia de qualidade muitas vezes superior a qualquer coisa que Grécia, Espanha, Itália ou Portugal possa dar em garantia que não seja imprimir dinheiro a partir do nada, o problema é que não te contam isso… Te vendem o Bitcoin como “risco”.

Para você ter ideia do quão ignorantes financeiramente as massas de investidores são, aqui no Brasil não faltam otários fazendo fila para comprar Tesouro Direto “protegido” da inflação…

A quem acha que estou pegando pesado com essa classe de investidor (analfabetos financeiros completos, que se acham letrados), deixo o Tweet da Lili (sim, verifiquei os dados e são realidade) do que acontece quando se mistura populismo com moeda fraca…

O caminho para a ruína é veloz, curto e muito rápido.

Deixe em Reais apenas o dinheiro que você pode se dar ao luxo de perder, tenha no mínimo dólar, se quiser investir em renda fixa, vá atrás de investimentos com garantias Reais como os Bitcoin Bonds de El Salvador e se você entendeu minimamente o script da próxima década, tenha muito Bitcoin.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin