Em formato quase de FAQ, vamos as principais questões recorrentes dos recém chegados…

Qual o próximo Bitcoin que vai arrebentar a boca do balão?

Essa é uma pergunta tola e sem nexo… Não existe esse negócio de próximo Bitcoin. E Empiricus usa isso pra vender relatórios para trouxa ganancioso. Não seja mais um… Trouxa ganancioso.

Mas então, qual a diferença do Bitcoin e das outras milhares de Criptomoedas?

O Bitcoin ganhou um efeito de rede, descentralização e incensurabilidade (incapacidade de pará-lo ou confiscá-lo) que provavelmente nenhuma outra Criptomoeda irá conseguir, então, considere que Bitcoin é liberdade, é a separação do dinheiro do estado e as demais Criptomoedas são negócios, business, tentam fazer seu caso de uso para alavancar aplicações, solucionar problemas em nichos específicos e assim criar valor.

São coisas bastante diferentes.

Sob o ponto de vista de investimento, qual a diferença entre Bitcoin e as demais Criptomoedas?

Depende do seu objetivo. Sob o ponto de vista de reserva de valor e de tirar qualquer resquício de país do seu dinheiro, Bitcoin é o absoluto e a discussão acaba por aqui. Agora, se o seu objetivo é ganhar dinheiro e eventualmente multiplicar patrimônio, outras Criptomoedas podem fazer bastante sentido, inclusive para te ajudar a comprar mais Bitcoin.

As Criptomoedas (ex-Bitcoin) são um caso similar ao de se investir em empresas de internet no início dos anos 2000. Muito hype, muita promessa e não se sabe ao certo quem vai de fato entregar resultado e quais aplicações serão de fato utilizadas. É uma corrida maluca cheia de riscos e oportunidades.

Mas porque o Bitcoin é uma categoria a parte?

Porque todas as demais Criptomoedas, no limite, possuem um “dono”. Seja uma empresa, uma fundação ou um grupo de desenvolvedores que pode levar o desenvolvimento para um lado ou para outro. Isso por si não é um defeito ou um problema, mas é necessariamente um risco adicional quando comparado ao Bitcoin e que precisa ser conhecido pelo investidor.

No Bitcoin as regras estão estabelecidas e as mudanças de regras se dão por consenso. Nos demais projetos (via de regra) as mudanças são conduzidas pelos seus “donos”. Similar a uma empresa, a ação desses “donos” pode ajudar ou prejudicar o preço e os rumos da iniciativa.

Isso não quer dizer que nunca nenhum projeto terá a descentralização do Bitcoin, mas é extremamente improvável.

Como selecionar projetos para investir em Bitcoin e Criptomoedas?

Não existe resposta fácil. Volto para a analogia com os primeiros dias de Internet. Lá em 98 Yahoo era gigante e Google era promessa e Amazon era mico. Percebem a dificuldade? Aqui na HashInvest a gente usa a capitalização de mercado como critério, ou seja, temos o que está no topo, seja lá o que o mercado coloque no topo.

Por óbvio que existe uma análise de outros fatores, para evitar que coisas como o Dogecoin ou alguma CBDC (Criptomoeda estatal) parem em nosso portfólio, mas enfim, basicamente, capitalização de mercado é o nosso critério. Existem outros e cada um que explore a sua estratégia.

Vejo um pessoal dizer que todas as Criptomoedas que não são o Bitcoin são golpes, é verdade?

Sim e não. Se o argumento de venda for uma comparação direta com o Bitcoin, pode considerar golpe. Geralmente o tra-la-lá começa com maior capacidade de transações e menos tarifas… Groselhas ambientais…

Agora, se o projeto possui um nicho específico que usa a tecnologia para resolver um problema para o qual já existe ou potencialmente haverá demanda e você está ciente dos riscos (potencialmente os riscos da centralização desses projetos), não é certo classifica-los como golpes e eles podem te apresentar boas oportunidades de ganho financeiro.

Resumindo

Embora com a mesma raiz tecnológica, o Bitcoin adquiriu um status único de descentralização e autonomia de sua existência. Sua demanda e consequente valor irá derivar de seus atributos de escassez e resistência a censura. As demais Criptomoedas são iniciativas empreendedoras disputando demandas de mercado e os casos simplesmente, assim como água e óleo, não se misturam.

Entenda as diferenças e aloque seus investimentos de acordo com o que você acredita. Nem tudo é golpe, nem tudo é solução mágica. Muitas coisas vão ficar pelo caminho… No longo prazo, HASH5 vai te deixar com os vencedores na carteira e é uma das infinitas estratégias possíveis, que desde a sua criação até agora, tem sido vencedora.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin