A turma que desenha que o caminho preferencial por onde vai passar a vida das pessoas “normais” já determinou o destino de longo prazo…

“Bem vindo a 2030. Eu não tenho nada, não tenho privacidade, e a vida nunca foi melhor”. Clique na figura para o artigo original.

Sabendo que esse é o objetivo para você, vamos dar uma olhada nas opções de investimentos que temos na nossa frente e ver o quanto estamos ferrados (para não escrever palavrão na Newsletter)…

Fácil né?

Tão fácil que é só fazer o curso de daytrader, arrastar pra cima ou seguir aquela dica quente, seja do relatório da Empiricus ou do cara na Ferrari que você viu no TikTok.

Do quadro acima apresentado, nos resta tentar achar, nas palavras da Folha de SP, as opções despiores… E meu objetivo hoje é te contar o que me agrada dado o cenário. O que me agrada certamente não agrada o gerente do seu banco e não necessariamente vai agradar você, mas é assim que eu penso sobre as opções disponíveis.

Sou obrigado a concordar com Ray Dalio, o gestor lenda que não cansa de repetir: “Cash is trash”. Ou seja, dinheiro na mão sem a devida rentabilização é análogo a lixo, ou seja, você precisa fazer algo senão o dinheiro simplesmente derrete.

Apenas para te fixar esse conceito, de 1 de janeiro de 2011 até 19/07/2021 o real perdeu 68,90% contra o dólar americano, e o dólar americano está enfrentando uma inflação não vista desde a década de 90.

Acorde para a vida, os CDBs, LCAs, LCIs, o Tesouro direto e a renda fixa privada de modo geral possuem muito mais riscos do que a falta de volatilidade pode sugerir. O fato de não oscilarem para baixo em nada reduz a realidade de que os juros reais pagos são negativos e quem aposta nessas opções está perdendo dinheiro (lembre que o IGP-M tá na casa dos 35%, cara pálida).

Opções de investimento que acho interessante:

Imóveis

Nas opções consideradas seguras, gosto dos imóveis e creio que eles tendem a ser bons negócios no longo prazo. A Blackrock, gestora gigantesca nos EUA está pilhando todo e qualquer imóvel que vê pela frente na terra do Tio Sam, e a turma da Blackrock não é nada inocente.

No longo prazo, se você tem capacidade de pagamento dos altíssimos custos envolvidos com impostos e manutenção e tem competência e caixa para lidar com a questão de que imóveis não são líquidos, estes tenderão a se apreciar em valor com o passar dos anos.

A geração Z dificilmente terá condições de adquirir imóveis e está sendo condicionada para culturalmente achar inútil a propriedade, que alugar é lindo e que são livres para pular de AirBnB em AirBnB. Será uma geração falida e locatária e esse movimento pode ser explorado por você.

Colecionáveis e obras de arte

Gosto muito da ideia dos colecionáveis e das obras de arte… Se você tem tempo e paixão esses investimentos podem ser fantásticos, de selos aos vinhos raros, são muitas as oportunidades, porém, irreais para pessoas “normais” em seu dia a dia. Eventualmente pode valer a pena você se dedicar a isso como investimento. Eu não vou me alongar aqui porque foge completamente a minha área de conhecimento e apesar de gostar, não estou dentro desse universo.

Metais

Gosto muito dos metais (sou um dinossauro?) mas as questões práticas de tê-los fisicamente me impede de me expor além de uma pequena reserva para desenvolver o conhecimento sobre o tema.

Ações?

Hoje não tenho ações. Defendo minha posição com o fato de que o mercado está distorcido e nenhuma lógica é aplicável. Ainda creio que mais dia menos dia toda empresa precisa ser lucrativa. Enquanto esse não for a realidade refletida nas bolsas, prefiro ficar de fora e observar.

DeFi

Estou tendo um caso de amor com DeFi. A renda fixa do mundo das Criptomoedas. Estou explorando várias oportunidades e obtendo rentabilidades muito interessantes com perfil de risco também interessantes… Hoje já disponibilizamos na HashInvest o investimento denominado em USD que rende também denominado em USD. É um mundo novo e fantástico que ainda vai colocar muitas novas oportunidades na mesa.

Nem tudo é alegria, por ser novo e possuir grande risco relativo à programação dos smartcontracts, requer cautela, mas o futuro do DeFi é brilhante.

No mundo das Criptomoedas, ainda não achei nada para bater o HASH5… Como não sabemos o dia de amanhã, é impossível saber quem serão os vencedores…

Vocês já cansaram de ler sobre o racional por trás do HASH5. Ele é inteligente, racional, não requer grandes somas para entrar e crescer o portfólio…

Bitcoin

E o Bitcoin? Esse sim é minha posição conservadora para o longo prazo. Não se iluda com a volatilidade do dia a dia.

Se você não fizer nada agora, vale o reforço, em 2030 você não terá nada, não terá privacidade e tem um monte de gente que acha que você será “feliz como nunca”.

Vai revisar o seu portfólio? Lhe desejo bons estudos e boa sorte. De tudo isso que escrevi para você, ao menos um pouco de Bitcoin, por favor…

Se o Bitcoin resistir aos ataques regulatórios e sobreviver aos governos tentando sufocá-lo ele será a antítese do que o Fórum Econômico Mundial quer para você. Com Bitcoin, em 2030, você terá propriedade privada absoluta e sim, será feliz como nunca.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:


Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin