Do meio para o final de junho, o banco central americano entrou numa insanidade sem precedentes e começou a comprar dívida privada.

Jay Powell foi as compras, e saiu comprando dívidas de empresas como Walmart, AT&T, Philip Morris, Toyota, Apple, Volkswagen…

Basicamente o que o Banco Central está fazendo tem cheiro de desespero, cor de desespero, textura de desespero e muito provavelmente é desespero.

Li muito sobre o tema para tentar compreender que diabos o FED está tentando fazer… A explicação que parece mais plausível é que o FED está tentando resgatar os bancos “grandes demais para caírem” e evitar a todo custo um novo Lehman de 2008.

A lógica é a seguinte… Pré-crise de 2020, quase 20% das grandes empresas americanas já eram zumbis (já discutímos esse tema aqui em edições passadas), ou seja, empresas cujo a entrada de dinheiro é insuficiente ou minimamente suficiente para servir a dívida, mas que são incapazes de gerar caixa e produzir valor.

Os bancos têm MUITO dinheiro emprestado para as empresas zumbi, e quando veio a grande paralisação COVID19, o calote corporativo disparou e restou ao FED ir às compras para que os indicadores não venham à tona.

Muito provavelmente os balanços dos bancos estão fedendo muito mais do que o gestor fintuiteiro que comemora as bolsas subindo sem limites é capaz de imaginar.

Essa impressora ligada a todo vapor não gera inflação, porque esse dinheiro nunca chegará na ponta, é apenas um jeito errado, deselegante e fraudulento de tapar os buracos do passado. É uma nova forma de socialismo.

É um dinheiro que não gera empregos, não gera investimento, não produz um centavo de valor. No final do dia é apenas uma limpeza dos livros e balanços para corrigir a farra já feita.

Em exemplo didático, e simplista… Você está enforcado no cartão de crédito, desempregado, viciado em drogas, abusando do álcool e completamente sem perspectivas (equivalente PF a uma empresa zumbi). Sua dívida cresce dia a após dia. No banco, o crescimento de sua dívida é registrado como recebível mesmo ele sabendo que você não vai pagar nunca, aumentando o valor do banco, pois aqueles 10 mil que você devia agora são 100 mil, veja só o quanto o banco tem a receber… Faça isso por 12 anos sem pausa e dando cada vez mais crédito para você que não pode pagar.

As agências de rating estão de novo fazendo o que fizeram em 2008 e continuam dizendo que você é um excelente pagador, passando por dificuldades passageiras, mas que vai pagar e está tudo bem… Desse modo o banco NUNCA vai lançar sua dívida no lado podre.

É um me engana que eu gosto para tentar manter o sistema financeiro em pé. Aí entra o banco central e compra a dívida do banco. Você continua ferrado, porque continua devendo, mas o banco agora se livrou de um belo pepino que seria cobrar sua dívida. Veja que essa grana apenas limpa um balanço, não gera valor e não movimenta a economia.

Lembre-se que não existe dinheiro público… Quando BC compra dívidas que nunca serão pagas ele está socializando as perdas com a população de seu país.

Enfim, porque diabos o país do “Make America Great Again” saiu comprando dívida da Volkswagen? Simples, porque se não comprar o Deutsche Bank colapsa de vez e leva dois ou três bancões americanos juntos para o buraco.

As empresas estão insolventes. Os bancos estão insolventes. Os BC estão a todo custo tentando resolver um problema de insolvência injetando liquidez.

Vai dar certo? Improvável. Se você hipoteticamente zerar todas as dívidas dos zumbis isso não fará com que elas voltem a ser lucrativos, apenas está dando condições para que o buraco comece a ser cavado novamente a partir da superfície.

Veremos as ações subindo indefinidamente até que mais dia menos dia a realidade dos balanços prevaleça (pode levar 1 mês, 1 ano, pode levar 10 anos, mas um dia a casa cai). Outro efeito colateral é que se o FED está comprando as dívidas “boas” das Apples, Amazons e Microsofts da vida, restará ao investidor comum comprar o lixo, aquela dívida de ultra baixa qualidade que já se sabe de antemão que não será paga, na esperança que o FED também a compre pelo valor nominal em um belo dia.

Daqui para frente, muito cuidado com aquela Renda Fixa que seu gerente ou assessor vai te recomendar porque vai pagar “muito mais que a SELIC”. São exatamente essas dívidas aí que estão sobrando na mesa.

Existem ativos fora dessa ciranda. Recomendo fortemente olhar com seriedade para algumas alternativas.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin