As recentes altas no preço das criptomoedas dão esperança de uma nova escalada nos preços e, mesmo sabendo que tudo pode mudar em alguns minutos, quero deixar aqui minha contribuição para quem está querendo entrar nesse mercado e não tem certeza quais parceiros escolher. Digo isso agora porque em momentos de euforia o número de especialistas se multiplica e fica fácil mostrar que está ganhando dinheiro. Como consequência, também fica mais difícil saber em quem confiar.

Quando lançamos a HashInvest no meio do último ciclo de alta, sem nenhum ator global fazendo propaganda dos nossos serviços, existia uma desconfiança natural e a maior parte dos nossos clientes eram obviamente pessoas conhecidas. Resumindo: mãe, pai e amigos. Neste mesmo período nossos concorrentes ofereciam o mundo e gastavam rios de dinheiro em publicidade. Nada como ofertar rendimento alto, fixo e livre de risco para atrair interessados.

Mas um dia a correção dos preços chega, os rendimentos prometidos não são entregues e os clientes começam a retirar seus investimentos. Resultado: tudo vai abaixo. Por isso, nada como o tempo para desmascarar picaretas. Antes de investir, dê uma olhada em quem sobreviveu a este último período de preços baixos, mesmo sendo chamado de piramideiro e picareta. Se a empresa sobreviveu, talvez ela esteja fazendo a coisa certa.

Pode ser que nosso tempo de mercado ainda não seja o suficiente para te convencer das nossas intenções, mas acredito que já merecemos pelo menos o benefício da dúvida. No mais, só podemos continuar fazendo nosso trabalho para ganhar sua confiança e com o tempo ela vem. Hoje ninguém consegue imaginar que a família Setubal fugiria com o dinheiro que os clientes depositam no Itaú.

Outra sugestão é evitar fórmulas mágicas e suas diversas denominações (robô trader, sistema de inteligência artificial, especialista infalível). Se alguém realmente encontrar um jeito incrível de ganhar dinheiro, vai esconder de todo mundo.

Por exemplo, imagine que alguém descobriu que o preço de uma determinada criptomoeda cai sempre às 9h da manhã e volta a subir às 10h. Para ganhar dinheiro bastaria vender o ativo antes da queda e recomprá-lo previamente à escalada dos preços. No entanto, se muita gente adotasse esta mesma estratégia, o preço cairia e voltaria a subir antes do horário “marcado”, às 8h55 e 9h55 por exemplo.

Para continuar ganhando dinheiro, um trader precisaria ser mais rápido que seus pares, executando as ordens cada vez mais cedo. Uma hora as frentes compradoras e vendedoras se encontrariam e o preço se estabilizaria em um valor médio. Logo, a fórmula mágica perdeu efeito.

Tome o exemplo de Alan Turing na Segunda Guerra Mundial. Quando o matemático decifrou o código para troca de mensagens nazistas o meio da Guerra, ele fez de tudo para manter sua descoberta em segredo, só aplicando-a em momentos decisivos. Turing tomou esta decisão porque se os alemães desconfiassem que o código tinha sido comprometido, mudariam o padrão e todo o esforço para decifrá-lo iria pelo ralo. Por isso, quem tem o robô mágico com inteligência artificial que ganha dinheiro sem risco, não vai alugá-lo por R$100,00 ao dia para você.

A última dica é: faça sua própria pesquisa.

A minha visão é obviamente tendenciosa. Eu gosto deste tema e, como é da natureza humana, acabo sendo mais brando nas críticas e entusiasta nos elogios. Procure também quem acha criptomoeda um lixo e crie sua própria opinião sobre o tema. Seu lucro/prejuízo será somente seu.

Seguindo estas dicas e encontrando a alocação adequada ao seu perfil de investidor, você tem de tudo para surfar a próxima onda de valorizações.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin