Bom dia. Começo meu texto desta quinzena pedindo desculpas. Eu sei que exagerei no título. Não se trata da visão dos deuses, mas sim da opinião de renomados economistas e filósofos de todo esse mundão.

Na última semana aconteceu o Evento Expert da XP Investimentos. Considerado um dos maiores eventos de investimentos do mundo e pela primeira vez realizado 100% online e gratuito. Foram centenas de palestras e bate-papos com personalidades brasileiras e estrangeiras. Confesso que eu pulei a parte dos políticos (que eram várias), mas fiquei bastante atento aos “conselhos” de renomados Investidores, economistas e filósofos como Ray Dalio, Aswath Damodaran, Nissim Taleb, Ricardo Amorim entre outros…

Primeiramente gostaria de começar com uma observação do Taleb, o pai da antifragilidade. Pandemias são previsíveis. Já aconteceram no passado e tem até filme sobre isso. Não sabemos quando, mas sabemos que é um evento possível. Ou seja, não podemos dizer que a pandemia não era previsível e nossos porfólios deveriam estar preparados para os mais diversos eventos previsíveis. O Taleb prega a proteção permanente em porfólios e a capacidade de adaptação é crucial para minimizar riscos. Ninguém deveria se preocupar com volatilidade em períodos de crise, mas sim em sobrevivência.

Ray Dalio, um dos maiores investidores do mundo, bateu fortemente na tecla da diversificação. Diversificar ativos, segmentos, países e moedas. Liquidez é fundamental. Diversificar tanto quanto possível. Diversificar entre bons ativos. Se fosse fácil saber o ativo da vez era muito fácil ganhar dinheiro e ficar rico. Cuidado com os especialistas que te dizem com convicção qual é a bola da vez. Inclusive nas suas apostas de curto prazo é bom diversificar. Se você errar não perderá tudo.

Já o nosso prata da casa, o brasileiro Ricardo Amorim, falou muito de ciclos e do efeito manada. O famoso efeito que faz a maioria das pessoas físicas se arrebentarem na bolsa de valores movidos pela ganância e pelo medo. A ganância faz as pessoas comprarem os ativos depois da grande alta e prestes a entrar em uma grande queda. O medo faz essas mesmas pessoas venderem depois de uma grande queda e prestes a começar um ciclo de valorização. Sim, o oposto da máxima compre na baixa e venda na alta… Quanto mais intenso o discurso comum mais próximo deveremos estar do ponto de inflexão. Outra vez cuidado com os especialistas.s

Já o famoso Damodaran falou muito de valor das empresas, diferenças de valor e preço. Valor é definido pelos fundamentos. Preço é resultado da equação oferta x demanda. E que não obrigatoriamente valor e preço irão convergir… Ele entende como oportunidade as empresas que esteja com preço muito abaixo do seu valor, não necessariamente empresas grandes ou estáveis. Falou para escutar os especialistas para ajudar na construção da sua concepção de valor e oportunidade, porém toma decisões com base em suas conclusões. Novamente apareceu o: cuidado com especialistas.

Enfim, poderia resumir algumas das coisas mais presentes nessas palestras em poucos bullets:

  • Diversificar é preciso; e
  • Cuidado com os especialistas.

Outro ponto que aparaceu com recorrência foi o Bitcoin. Falem bem, falem mal, o Bitcoin está na agenda da maioria destas renomadas personalidades. Se eles dedicam algum tempo para o Bitcoin, o mínimo que todos nós mortais poderíamos fazer seria dedicar um tempinho também…

Bons investimentos.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin