A jornada pela compreensão do Bitcoin é complexa, ele é intangível, de difícil entendimento e geralmente as pessoas não querem entendê-lo, querem apenas especular, nada de errado com isso, mas acontece que ele é incrível, e seu investimento tem grandes probabilidades de sucesso pelas suas características, talvez valha a pena compreendê-las.

A parte boa é que uma vez iluminado pela luz do Bitcoin é praticamente impossível “desver” a beleza de toda a coisa. Se hoje é complexo explicar o Bitcoin, imagina em 2009.

Satoshi Nakamoto, seja ele, ela ou um grupo, é um visionário de primeira grandeza. Em 2009 Satoshi entregou ao mundo o Bitcoin e esteve ativo nas redes sociais (Bitcointalk, P2P Foundation e etc) e soltou muitas pérolas que, em perspectiva, 11 anos depois, o colocam como visionário de primeira grandeza.

Leia as frases de Satoshi (em tradução livre), todas entre 2009 e 2010. Coloque em contexto que ele não fazia ideia do status do Bitcoin hoje, em 2020.

Por que o Bitcoin?

“A raiz do problema das moedas convencionais é toda a confiança necessária para que ela funcione. É necessário confiar nos bancos centrais para eles não desvalorizarem a moeda, mas a história das moedas fiduciárias está cheia de quebras nessa confiança”

“Precisamos confiar nosso dinheiro aos bancos para guardá-lo e para transferi-lo digitalmente. Acontece que o banco empresta o nosso dinheiro em bolhas de crédito e mantém uma pequena reserva. Temos que confiar a nossa privacidade, confiar que eles não usarão nossas identidades e não usarão nossos fundos (…)“.

Censura

“Governos são bem sucedidos em acabar com serviços centralizados como o Napster, mas redes P2P puras como o Gnutella e o Tor parecem se sustentar por si”.

Surge o Blockchain

“É um banco de dados global em que adições a esse banco de dados são feitos pelo consenso da maioria”

Tentando explicar tudo isso 11 anos atrás…

“Eu desenvolvi um novo código aberto para dinheiro entre as pessoas chamado de Bitcoin. Ele é completamente descentralizado, sem servidor central e sem partes em quem precisamos confiar. Tudo é baseado em criptografia e não em confiança.”

O Bitcoin vai dar certo?

“Eu tenho certeza que em 20 anos haverá ou um grande número de transações ou nenhum volume de transações”

Esqueci minha senha…

“Moedas perdidas apenas fazem com que as moedas de todos os outros valham um pouquinho mais. Pense nisso como uma doação para todos.”

É uma revolução.

“É muito atraente sob o ponto de vista libertário se conseguir explicar corretamente. Eu sou melhor com código do que com palavras”.

“Bitcoin será conveniente para quem não tem um cartão de crédito ou não pretende usar o cartão de crédito que possui”.

Inclusivo, qualquer um com poucos recursos pode brincar…

“Quando você gera um novo endereço Bitcoin, ele ocupa um espaço em seu computador, por volta de 500 bytes(…). O universo de endereços é efetivamente ilimitado e não consome recursos, gere quantos endereços você quiser”.

Livre mercado

“Se alguém tentar comprar todo o suprimento mundial de um ativo escasso, quanto mais ele comprar mais altos serão os preços. Em algum ponto, será caro demais para ele comprar ainda mais. Isso é excelente para as pessoas que compraram antes porque elas poderão vender facilmente por preços insanamente altos”.

E o clássico dos clássicos

“Se você não acredita ou não entendeu, eu não tenho tempo para tentar te convencer, lamento.”

A última atividade pública de Satoshi foi no fórum do Bitcointalk em 13 de Dezembro de 2010. Em 2014, Satoshi supostamente publicou uma frase dizendo “Eu não sou Dorian Nakamoto”, mas a autenticidade do autor do post nunca foi comprovada.

Estamos no começo e o Bitcoin é insignificantemente pequeno e tem o potencial para ser algo significativamente grande. Quer começar nesse mundo? Abra sua conta na HashInvest e comece hoje mesmo.

Pode ser que Satoshi tenha razão.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin