Não quero ser taxado de insensível. O estrago Humano e Social do Corona Vírus, agora denominada a doença como COVID-19 (COrona VIrus Disease – 2019), é irreparável. Os danos econômicos e materiais são recuperáveis, a menos que a duração seja longa e chegue por questões econômicas a afetar profundamente as questões de saúde e sociais decorrentes da pobreza.

Dito isso, uma lição fundamental da economia é ensinada em momentos de crises. O conceito de escassez se torna evidente regendo a mais importante lei da economia que é a da Oferta x Demanda. Esta poderosa lei é a essência da precificação de produtos, commodities, moedas e serviços. Um exemplo são as máscaras de proteção individual, costumeiramente utilizadas na área da saúde e algumas indústrias. Tinha seu preço de equilíbrio estabelecido quando repentinamente a demanda explodiu (equivocadamente segundo os especialistas), o preço explodiu junto até a sua quase que completa escassez no mercado global.

Abrindo um parêntese, os especialistas indicam que a prevenção ao COVID-19 é muito mais efetiva mantendo-se os ambientes arejados, higienizando as mãos com frequência seja com água e sabão ou álcool em gel 70%, evitando colocar as mãos na boca, olhos e narinas e principalmente não compartilhando itens de uso pessoal. As máscaras são indicadas aos profissionais da saúde e para as pessoas com sintomas de doenças respiratórias.

Fechando o parêntese, mesmo que indevidamente, as máscaras de proteção individual podem ser consideradas momentaneamente uma espécie de ouro. O ouro nada mais é que um metal escasso que tem seu valor definido pela maior demanda em relação à sua oferta, normalmente limitada. Em momento de crises, sejam elas do ramo que forem um medo e desespero tomam conta do mercado financeiro e novas corridas pelo ouro são iniciadas, e diferentemente das máscaras, o ouro não é ouro momentâneo. O ouro é um seguro na sua carteira de investimentos. Assim como o Bitcoin, um ouro 2.0, digital e com valor no mundo inteiro.

Se precisar de ajuda para ter um pouquinho de ouro digital na sua carteira, conte com a HashInvest.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin