Nós, seres humanos, gostamos de marcos para fazer planos. Um dos principais é o início de  no. Um marco utilizado para fazermos promessas a nós mesmos e às vezes começarmos a batalhar por antigas metas. Ao que me recorde, o ano novo é o segundo principal marco para os seres humanos, perdendo apenas das segundas-feiras que marcam o início da dieta…

Bem-vindo 2020!!!

Quais os seus planos para este novo ano? Entre outras coisas, que tal cuidar melhor do seu  patrimônio? Este é um plano que deveria ser perpétuo… Junto com os marcos, cada um em sua área, também vêm os especialistas, gurus e afins. Cuidado com eles. O fato é que a maioria destes gurus funcionam na base do retrovisor. Bombou ou está bombando e o tema está cheio de gurus… Outro fato é que mesmo os profissionais sérios e embasados também cometem erros em suas previsões (às vezes mais e às vezes menos). Por isso nunca coloque todos os ovos na mesma cesta. Não concentre todo seu patrimônio em uma única classe de ativos!

No Brasil, 2019 foi o ano da Bolsa de Valores. Para 2020 o que a maioria dos especialistas indica como provável melhor investimento? Bingo, Bolsa de Valores… Não me entenda mal, não estou dizendo que será ruim ou que não se deva investir em ações. Eu invisto em ações… O meu ponto é a fragilidade das previsões. Tudo vai bem até que “do nada” um grande conflito militar pode estourar, um país “sólido” quebrar ou uma eleição dar novos rumos na política internacional. Questões relevantes e abruptas são cada vez mais frequentes. O nosso vizinho Chile, recentemente, saiu de “país europeu” para “segunda classe sul-americana” em menos de uma semana… Eventos tão rápidos que não temos tempo parar ajustarmos nossas carteiras. Qual a solução? Carteiras diversificadas e equilibradas.

Tenha ações na sua carteira, mas também tenha renda fixa e investimentos alternativos para proteção (como ouro e Bitcoin). Fundos imobiliários ou imóveis também são interessantes dependendo do seu patrimônio e apetite para risco. Leia, se intere, descarte os gurus do ganho fácil e monte a SUA carteira, adequada ao SEU perfil de riscos e objetivos. E não deixe de incluir o temperinho especial, a pimentinha que faltava, na sua carteira dando equilíbrio, proteção e potencial valorização no longo prazo:

Criptomoedas. As Criptomoedas são ouro 2.0. O Bitcoin (a mais famosa e principal Criptomoeda) não é confiscável, é fácil de carregar consigo e pode ser utilizada em todo o mundo… além de ser hoje o melhor ativo líquido e disponível para a diversificação de carteiras de investimentos (pouca ou nenhuma correlação com os ativos tradicionais).

Desejo um feliz 2020, que seja com saúde, grandes conquistas, realizações e investimentos conscientes.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin