Há quinze dias deixei claro que o desinteresse no mundo das Criptomoedas é total, seja no Brasil ou no mundo. Coincidentemente na mesma semana passou a circular o gráfico abaixo, em que o interesse na palavra #Bitcoin atingiu a mínima histórica no twitter.

De fato, de 2017 para cá, em questão de preço, só temos o que lamentar. Chegou a hora de admitir a derrota?

Quase nenhuma ICO entregou algum projeto sequer (nós avisamos desde o comecinho da farra), a adoção das Criptomoedas andou muito mais lentamente do que havia se especulado e o tal dinheiro institucional não parece estar fluindo na velocidade em que se esperava para dentro do mercado.

A comunidade encolheu, o cerco regulatório apertou, a moda passou… O número de leitores ativos dessa Newsletter também está na mínima histórica. Será hora de dizer adeus, resgatar os saldos dos clientes e partir para um próximo empreendimento?

A reflexão principal passa por muitos talvez…

Talvez imprimir dinheiro desenfreadamente seja bom para a economia. Talvez juros negativos sejam o novo normal. Talvez penalizar o esforço poupador seja um bom motor para a economia global. Talvez bancos e governos controlando o dinheiro das pessoas seja um mal menor. Talvez o gerente limitando o saque do seu próprio dinheiro seja menos ruim do que perdê-lo num Atlas ou GBB da vida… Talvez a poupança e o Super PIC sejam investimentos super atraentes. Talvez a crise e a recessão globais nunca venham e talvez seja a hora de admitir que os banqueiros centrais estejam certos ao defender grandes bancos e corporações a todo o custo. Talvez seja papel dos bancos ajudar a lavar todo o dinheiro do mundo… E por aí vai…

Nos dias de hoje, raros são os clientes que embarcam na plataforma, não raros os e-mails que tenho recebido me culpando pelos prejuízos apurados. Ao que parece, o que a turma queria era ganhar uma bufunfa rapidinha sem nenhum esforço e não compreendeu o risco do investimento.

Ninguém liga para incensurabilidade.

Ninguém liga para descentralização.

Ninguém liga (e quase ninguém entende) o que o Blockchain colocou na mesa. Talvez seja a hora de admitir que quase ninguém vá entender mesmo.

Para mim é frustrante, mas está todo mundo pouco se importando para os valores por trás do Bitcoin e das Criptomoedas, a turma quer só e somente só a grana. Nada de errado, só um pouco decepcionante.

Por alguma disfunção cognitiva forte, tenho agido de forma completamente oposta ao que estou escrevendo agora. Por alguma razão tenho comprado Bitcoin e HASH5 sistematicamente. Não me peça para explicar, mas insisto em permanecer a bordo.

O tal instinto me obriga a fazer isso. Talvez por ter vivido o ciclo anterior no estouro de 2013… E ter visto a coisa toda se multiplicar por 150x em 2017 depois de um sentimento muito parecido ou até mesmo mais negativo que o atual. Mas nada, absolutamente nada garante que vá acontecer de novo. Desempenho passado não é garantia de rendimento futuro.

Agora, algumas recomendações… Vou dividir vocês em dois grupos. Aos que estão aqui exclusivamente pelo dinheiro e aos que entendem (mesmo que superficialmente) os valores por trás da Criptomoeda.

Aos que estão aqui exclusivamente pelo dinheiro, mesmo acreditando muito que ciclos anteriores podem se repetir, talvez seja hora de regatar a grana antes que percam tudo. Essa recomendação vai machucar minha gestora, mas é meu dever fiduciário. Esse conselho vai principalmente para você que se sente prejudicado, enganado ou iludido. O fato é que os riscos envolvidos em Criptomoedas são muito maiores do que aqueles que você disse ter compreendido quando embarcou.

Aos que entendem os valores por tás da Criptomoeda, talvez continue fazendo sentido ter uma pequena parte de seu patrimônio por aqui, e você já sabe bem todos os porquês.

Sem ressentimentos aos que partirem. Estarei aqui, mandando notícias do front a cada 15 dias e volta e meia na rede social. Para quem fica, garantidamente haverá fortes emoções.

Acho que no final essa é a essência da coisa toda. Nenhum dos três ciclos anteriores beneficiou muita gente. A eventual repetição do ciclo passa por essa fase que estamos vivendo e de fato, se a tal história se repetir, será novamente meia dúzia de gatos pingados a terem aproveitado o crescimento patrimonial explosivo. Eu escolhi ser um deles.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin