Chegamos enfim em um novo tempo no Brasil, pelo menos quando falamos de investimentos. Estamos nos aproximando dos países desenvolvidos e reduzindo a passos largos os spreads (diferença entre o que se cobra para emprestar e se paga para pegar emprestado). Sim, isso vem com a queda consistente das taxas básicas de juros (SELIC). A SELIC hoje está em 6,5% ao ano com perspectivas do mercado de fechar 2019 entre 5% e 5,5%. E eu com isso? Significa que acabou a farra das altas rentabilidades com relativamente baixo risco. O seu dinheiro de longo prazo não poderá ficar 100% na renda fixa e isso pode ser doloroso para muitas pessoas.

A grana de curto prazo e a reserva de emergência deve SEMPRE permanecer em investimentos de baixo risco e com liquidez, mesmo tendo (e terá) que abrir mão da rentabilidade. Agora seus investimentos para a aposentadoria, projetos de longo prazo ou sonhos de consumo precisarão trabalhar por você, ou seja, por mais conservador que o investidor possa ser, não tem mais espaço para carteiras de investimentos 100% em renda fixa. TODOS (sem exceção) precisarão adicionar doses de risco às suas carteiras. Quais riscos e as doses de cada um é um assunto particular. Se você não tem tempo ou não entende e não gosta do assunto recomendo fortemente que contrate um consultor (habilitado pela CVM) da sua confiança para te auxiliar. Pode ter certeza que a remuneração do consultor valerá (e muito) pela sua saúde financeira de longo prazo.

Um alerta importante, adicionar doses de risco não significa deixar a ganância tomar conta da sua mente e te ludibriar. Simplesmente NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS. Se parece bom demais para ser verdade é porque é bom demais para ser verdade: É GOLPE.

Por último, quando falamos em se adicionar doses de riscos (conscientemente) é fundamental ter a maior diversificação possível (a velha história de não colocar todos os ovos na mesma cesta). Não deixe de considerar (ou questionar seu consultor de investimentos) sobre ações, Criptomoedas, fundos imobiliários e multimercados.

Sucesso nos seus Investimentos de longo prazo e conte com a HashInvest para adicionar Criptomoedas de forma simples, transparente e segura no seu portfólio.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin