“Todo mundo tem a inteligência necessária para fazer dinheiro com ações. Nem todo mundo têm estômago”Peter Lynch

Investir dinheiro é muito mais chato e muito menos glamouroso do que pode parecer num primeiro momento. A vida real dos investimentos tem muito, mais muito menos a ver com o “Lobo de Wall Street” e com a “Grande Aposta” do que Hollywood tenta sugerir.

Isso não é privilégio de minha profissão. O mito do glamour é da natureza humana, afinal todos os trabalhos do mundo são melhores que o seu né? O excelente livro de Antony Bourdain, “Cozinha Confidencial”, mostra que a carreira de um chef é muito mais próxima à linha de produção do que com uma “arte”. O que dizer das bandas que durante décadas repetem praticamente o mesmo setlist de 5 a 7 vezes por semana… Estariam eles desmotivados com a rotina? Ah, como aqueles “meninos” dos Rolling Stones são bons…

E o que isso tem a ver? Tudo a ver. O nome do jogo é consistência. Quase tudo na vida requer doses cavalares de persistência. Eu, um ansioso patológico, aprendo isso a duras penas dia após dia, em especial na nada dinâmica e nada glamourosa carreira de Gestor de Investimentos. Não me leve a mal, não é reclamação, é um fato. Gosto do que faço, mas não tem 1% da “mágica” que alguns amigos imaginam e atribuem.

Investir profissionalmente é (para desilusão de alguns) muito mais parecido com observar a tinta da parede secar ou monitorar a grama do seu quintal crescendo em tempo real. É um exercício de paciência.

Onde quero chegar com essa lorota? Quero chegar na conclusão óbvia, que a construção de patrimônio através de investimentos é lenta, chata e vai levar anos. Dificilmente os atalhos levarão ao destino desejado. Vale pra bolsa, investimentos em imóveis, Criptomoedas e qualquer outro investimento. Seja consistente, não ansioso, não ganancioso.

Eu poderia falar de petróleo, ouro, soja, minério ou qualquer ativo que, sem exceção vive de ciclos de altas e baixas, mas prefiro ficar dentro do meu mundo, o das Criptomoedas.

Vamos olhar o Bitcoin em 3 bases de tempo distintas: De 1o de janeiro pra cá, os últimos 12 meses e os últimos 8 anos.

De Janeiro pra cá, saímos de USD 3.730 para USD 4.030, um ganho expressivo de quase 8% em menos de 100 dias. Nada mal em terras de Selic a 6,5% a.a e para uma bolha morta da qual ninguém mais fala…

Agora vamos olhar a janela de 12 meses. Essa é um desastre completo. De 17 de Março de 2018 a 17 de Março de 2019 Saímos de USD 9.000 para USD 4.030. Doeu (e dói) bastante. Que porcaria de investimento é esse?

E agora o objetivo do dia… Vamos ver o que aconteceu no longo prazo. De 17 de março de 2011 para cá. Escolhi 8 anos porque escolher 2009 para cá seria puxar a sardinha demais para o meu lado, já que o Bitcoin levou seus 2 anos para se tornar minimamente conhecido. Então 2011 dá mais justiça para o argumento.

Note que agora o gráfico está em escala logarítmica para fazer algum sentido.

É de fazer inveja para a Bettina da Empiricus. Os R$ 1.520,00 da loirinha do Youtube, em Bitcoin, teriam virado quase 8 milhões de Reais, e olha que esse bem é fácil de provar. O BTC saiu de USD 0.73 para USD 4.030, uma multiplicação de quase 5 mil vezes.

Observe no gráfico que até Outubro de 2017, não interessa o ponto de entrada Bitcoin devolveu lucros expressivos aos investidores. Quem tiver consistência e visão de longo prazo muito provavelmente vai ver o preço do Bitcoin superar o pico de Janeiro de 2018.

Quero mostrar para vocês que a nossa grama continua crescendo. Até o momento, nenhuma alteração em nenhum fundamento do Bitcoin e das Criptomoedas, muito pelo contrário.

Provavelmente o gráfico de preços irá se desenvolver da mesma forma como tem se desenvolvido e ainda teremos uma multiplicação potencial bastante grande para seu investimento.

Dificilmente você vai encontrar oportunidades como as da Criptomoeda de forma tão acessível e com tanto potencial de longo prazo. A hora de fazer novos investimentos em Criptomoedas é agora.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin