Quantas vezes você já ouviu essa frase, nas mais variadas situações? E quantas vezes isso foi verdade? Então, seja qual for o contexto, qual é a probabilidade de acerto de um “dessa vez vai ser diferente…”?

Vale pra tudo, da criança fazendo coisa errada ao marido que enche a mulher de bordoada e, principalmente, para os mercados financeiros.

Contextualizando ao mundo dos investimentos, começo pelas ações. Uma euforia toma conta da bolsa, me lembra muito os idos de 2004 em que eu escutava diversos amigos fazendo seus planos de aposentadoria aos vinte/trinta anos para viver de bolsa. Estou ouvindo tudo de novo… Igualzinho!

Aviso à turma que está entrando na Bovespa agora em 2019 que em 2016 em meio ao caos Levy/Dilma/Cunha, a Bovespa estava em 38 mil pontos e o cenário de maior probabilidade, apesar de extremamente arriscado era exatamente o que se tornou real (impeachtment, teto de gastos, derrota do partido até então dominante), mas o brasileiro médio está entrando na bolsa agora, aos 98 mil pontos.

Lá em 2004 não foi diferente, a turma estava com medo dos 8 mil pontos de 2002 e começou a entrar com força em 2004 lá nos 22 mil pontos.

Então, nada de errado, apenas que essa turma deixou o grosso do ganho sobre a mesa. O Bull market de 2002 terminou em 2008 com seu ápice em maio, com mais de 75 mil pontos. Quem teve coragem de apostar em 2002, antes da manada viu seu dinheiro multiplicar por praticamente 10 vezes ao passo que maioria multiplicou por 3,5 vezes com praticamente o mesmo risco, e me atrevo a dizer, até mesmo um pouco mais de risco.

Você vai me dizer que não é justo fazer a conta pelo pico, que veio a famigerada bolha imobiliária de 2008 e derreteu a bolsa e que ninguém saiu pelo pico. Ok, sem problemas, vamos fazer a conta de pior caso (ninguém saiu no vale também, mas…). Em 27/10/2008 a Bolsa bateu sua mínima de 29 mil pontos. Quem teve visão e coragem em 2002 lucrou 3,6 vezes e quem entrou na manada ganhou 1,3 vezes, quase três vezes menos.

A verdade está em algum ponto do meio do caminho. A turma da XP e dos “especialistas” dizem que ver a bolsa em 125 mil pontos com a reforma da previdência aprovada. Ótimo, fazendo um exercício simples, quem entrou em 2016 multiplicou a grana por 3,3 em meio ao caos e a manada vai ganhar 1,3 vezes com praticamente o mesmo risco.

O mercado vive de ciclos, e não, dessa vez não vai ser diferente.

Não sei te dizer se o ciclo de alta da bolsa brasileira vai durar 1, 4 ou 10 anos, mas o fato é que, assim outras dezenas de vezes no passado, a música vai parar, assim como provavelmente o mercado do urso nas Criptomoedas não vai durar para sempre.

O Bitcoin vai cair mais 10, 20 ou 50%? Não faço ideia, mas com 415 dias estamos oficialmente no mais longo Bear Market da história dos Criptoativos e dessa vez, não será diferente, mais dia menos dia o mercado vai reverter e um novo ciclo vai começar.

Eu pessoalmente comecei a de acumular mais Criptomoedas, comprando HASH5 aos preços atuais porque vejo que o cenário de maior probabilidade é um novo ciclo de valorização promovido pelo volume de dinheiro a ser injetado por investidores institucionais, que chegarão em algum ponto entre hoje e 2022.

Na última vez que o Touro nos visitou no mercado de Criptomoedas a multiplicação foi de 154x em um ano (1 de janeiro a 31 de dezembro de 2017).

A mensagem final (seja para bolsa, imóveis, ouro, Criptomoedas ou tampinhas de garrafa) é que a grande multiplicação, aquelas porradas que podem fazer diferença na sua vida estão fora da manada e é necessário que você se antecipe a manada, abrace o risco e tome algumas atitudes.

Ao entrar com a manada, você vai deixar o grosso do seu potencial ganho sobre a mesa e estará assumindo praticamente os mesmos riscos do que se você tomasse sua decisão antes.

Fique de olho nos ciclos de mercado e esteja certo que, desde que o tal mercado financeiro foi inventado, a histórica se repete de novo, de novo de novo…. Ou você acha que dessa vez vai ser diferente?

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin