É hora de dizer adeus ao ano de 2018. Chegamos ao nosso último artigo do ano e certamente gostaria de trazer uma mensagem feliz da forte valorização que as Criptomoedas tiveram nos últimos 12 meses. Mas já que isso não será possível, vou reforçar a crença em dias melhores no futuro.

No final do ano de 2017 as Criptomoedas valorizaram abruptamente e trouxeram um grande contingente de “novos entusiastas” para esta nova classe de ativos. Com este grande interesse veio junto o interesse da grande mídia e principalmente dos governos e órgãos reguladores.

O ano de 2018 foi de ajustes, muitos que entraram antes da grande empolgação do final de 2017 realizarem monstruosos lucros ao longo do ano. Grandes avanços foram realizados no Brasil e no mundo em termos de entendimento das possibilidades e revolução que essa nova tecnologia proporciona. Do ponto de vista regulatório, os Criptoativos passaram a ser recorrentes nas pautas de grandes eventos e órgãos regulatórios pavimentando o caminho para a profissionalização. Profissionalização significa segurança e transparência (valores que prezamos muito e temos como prioridade na HashInvest) e é o que permite a entrada do dinheiro institucional. Dinheiro institucional significa grandes montas de dinheiro que mudarão para sempre o patamar de preços das principais Criptomoedas do mercado.

É verdade que o final de 2018 foi tomado por uma forte onda de pessimismo, uma venda em pânico generalizada, que derrubou o preço do Bitcoin e de todas as outras Criptomoedas de uma forma que nem o mais pessimista dos “especialistas” poderia prever. É triste para todos que viram seu dinheiro encolher. O mais triste são os desavisados que entraram no auge e saíram muito machucados e dificilmente voltarão. Os “avisados” também se machucam, mas sabem que como mercado ainda está em maturação a volatilidade é tremenda e os riscos são grandes. Sabem também que os riscos são limitados enquanto as possibilidades de retorno são ilimitadas. É difícil fugir do efeito manada. É difícil comprar quando todos estão vendendo. É difícil comprar quando o pânico e o pessimismo dominam. É difícil ganhar dinheiro. Se a manada ganhasse dinheiro a conta não fecharia. A conta fecha quando muitos perdem para poucos e muito poucos ganham muito.

Se você acredita no fim definitivo das Criptomoedas e chegou até aqui, esqueça tudo que leu… se você acredita no futuro das Criptomoedas a escolha é sua de que lado ficar (conheças os riscos antes de tomar qualquer decisão).

Que venha 2019, cheio de novas alegrias, saúde e realizações para todos os leitores da Newsletter da HashInvest. Já para nossos clientes desejo além das alegrias, saúde e realizações muito dinheiro também (espero que as Criptomoedas contribuam para isso).

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin