Recentemente a Gartner, Inc., uma das maiores empresas de pesquisa e consultoria do mundo divulgou o resultado de uma pesquisa com mais de 3.000 CIO’s (diretores de TI) de grandes empresas espalhados pelo mundo. Dentre os temas abordados nessa pesquisa, as perguntas relacionadas ao blockchain são especialmente interessantes para nós. Afinal de contas, qual a real utilização do blockchain pelas empresas?

Um dos questionamentos realizados refere-se a perspectiva de aplicação do blockchain pelas organizações. Dentre os respondentes, 1% afirmou que a sua companhia já efetivamente investiu ou entregou algum produto que utiliza o blockchain. Além disso, 22% das empresas planejam experimentar/utilizar o blockchain seja no curto ou longo prazo. Já os demais participantes da pesquisa dividem-se entre aqueles que ainda não têm nenhuma ação planejada ou simplesmente não têm interesse no blockchain.

Planos de utilização de blockchain pelas empresas

Ao ler as notícias sobre essa pesquisa, me chamou atenção o tom pessimista adotado pelos jornalistas. As manchetes negativas se dividiam basicamente entre a baixa aplicação e o alto índice de diretores com nenhum interesse na tecnologia. Aparentemente os jornalistas já esperavam uma adoção em massa do blockchain.

Eu, por outro lado, achei 1% bastante. Por quê?

Porque, por exemplo, dentre as grandes empresas brasileiras, encontramos apenas um ou outro banco fazendo testes com blockchain. Tudo bem que o Brasil não é exatamente um pioneiro em questões tecnológicas, mas eu nunca esperaria uma adoção em massa antes que os experimentos realizados se mostrassem muito bem sucedidos.

Nós da HashInvest sempre fomos muito realistas em relação à adoção do blockchain/Criptomoedas. Sempre falamos que estamos na etapa de desenvolvimento da tecnologia e sempre batemos na tecla da importância da regulamentação. Esperar a adoção em massa antes que essas questões estejam resolvidas é simplesmente muito otimismo.

Além disso, a própria pesquisa da Gartner, Inc., deu indícios sobre os motivos da (até o momento) baixa utilização do blockchain pelas companhias.

Por exemplo, dentre os diretores de empresas que já utilizaram blockchain, 23% declararam que esta é a tecnologia que demanda A MAIOR quantidade de novas habilidades para a sua implementação. Além disso, outros 18% afirmaram que a dificuldade em encontrar profissionais especializados nessa área é A MAIOR dentre todos os segmentos. Resumindo, usar o blockchain demanda mudanças de paradigmas e é difícil encontrar profissionais especializados nessa área.

Justamente por ainda ter uma baixa (mas crescente) adesão é que investir em blockchain/Criptomoeda é tão convidativo. Afinal, as oportunidades de multiplicação de patrimônio estão justamente em tecnologias que ainda não atingiram o mainstream. Como a pesquisa demonstrou, é justamente esse o momento atual das Criptomoedas e do blockchain.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin