Completamos 10 meses de Bear market e coisas interessantes estão acontecendo por aqui, você provavelmente deixou esse negócio de Criptomoeda de lado e tocou sua vida… Eu fiquei por aqui e quero trazer algumas notícias do front.

É meu primeiro ciclo completo como profissional… já passei pelo Bear Market de 2014 mas era diferente, tinha meus investimentos pessoais, trabalhava com outra coisa e fiz o que provavelmente você está fazendo… Deixei para lá.

Dessa vez estou vivendo cada etapa do estouro da bolha dentro do barco das Criptomoedas, uma a uma. É frustrante, é sofrido e espero sair dessa uma pessoa melhor do que entrei, mais resiliente e preferencialmente com o bolso mais cheio.

A minha primeira conclusão é que eu não imaginava que o tal “Ciclo da Bolha” realmente se materializava como descrito na teoria. É assustador como fase após fase a literatura mapeou o processo. Por não ser algo exato e ser algo comportamental, era de se esperar que a teoria desse um contorno da coisa, mas não, ela é exata.

Os especialistas e consultores sumiram, desapareceram, evaporaram. Há pelo menos 60 dias não vejo um tweet com as palavras “moon” ou “lambo”, símbolos da supervalorização de Dezembro. A turminha do enriqueça rapidamente sem esforço foi embora na mesma velocidade que veio, e isso é excelente.

As redes sociais do mundo das Criptomoedas estão vazias, o assunto já não interessa para muita gente. A mídia nos abandonou… Um artigo aqui outro acolá geralmente falando bobagem. O volume nas exchanges locais estão risíveis e a liquidez é uma piada ruim.

Sobraram aqueles que já estavam antes do último ciclo, com uma diferença. O nível do debate cresceu de uma forma incrível. A profissionalização do mercado é algo evidente, as pautas discutidas são mais elaboradas. O pessoal da Criptomoeda amadureceu. Não somos mais nerds, temos uma bela visão do mercado de capitais e aprendemos muito sobre finanças, investimentos e economia. Humildemente vou me incluir nessa turma.

As ICOs morreram. A emissão de ICOs virou sinônimo de bandidagem. Aqui, menos humildemente, tenho orgulho de ter sido uma das vozes que antecipou esse resultado com perfeição. Quem levantou grana com ICO há um ano atrás não está entregando o produto que prometeu e pasmem, a maioria absoluta não precisava de blockchain (caso fossem ser entregues).

O tribalismo se acentuou depois da crise. A queda de 800 Bilhões para 200 Bilhões de dólares em nosso mercado acirrou as disputas de ego. Todo mundo sofreu, todo mundo teve prejuízo, todo mundo viu seu dinheiro derreter, mas o esporte favorito de muita gente é torcer pela sua Criptomoeda e denegrir o projeto do coleguinha. Se a comunidade amadureceu no debate, nesse ponto voltamos para a 4a série do primário.

Três turmas (paradoxalmente as mais tribalistas de todas) merecem respeito no final do dia. As equipes de desenvolvimento (ou comunidades como alguns preferem chamar) do Bitcoin, do Ethereum e do Ripple. Os envolvidos, não na especulação financeira, mas no desenvolvimento dos projetos continuaram suas marchas como se nada tivesse acontecido, nem a supervalorização de Dezembro e nem o Bear market de 2018 e isso está produzindo resultados interessantes.

O Bitcoin, como protocolo, está mais forte do que nunca, o ecossistema está forte. O Ripple coleciona centenas de bancos em sua RippleNet e o Ethereum marcha para seu grande upgrade e enfim aumentar sua capacidade. Os problemas de custódia profissional estão sendo equacionados um a um e já são mais de uma dúzia de empresas certificadas por reguladores americanos aptas a guardar Criptomoedas para investidores institucionais.

Os reguladores também amadureceram. Engavetaram a história de banir e estão se esforçando em criar regras que protegem os investidores e que abraçam o dinheiro institucional. A base de tempo de governos e reguladores é lenta, a base de tempo do investidor de varejo é o amanhã. As bases estão sendo criadas e elas estão ficando muito sólidas.

“Calling the Bottom”

Voltando ao ciclo da bolha, já disse que estamos no inverno e vou tomar cuidado com as palavras, pois o mercado adora se vingar das minhas “calls”, mas me atrevo a dizer que, finalmente, estamos no fundo do poço e não devemos ver a capitalização de mercado variar 15% para mais ou para menos durante um bom tempo, a depender dos próximos passos do Outubro negro nas ações de tecnologia e índices SP500 e DJIA lá nos EUA… Veremos…

O que me faz pensar desse modo é que os preços parecem estar imunes ao noticiário e aos anúncios. Nem as boas e nem as más notícias tem repercutido e isso é classicamente um sinal de fundo. Nouriel Roubini, o Dr. Doom tem batido no Bitcoin com uma força nunca vista, dedicando um tempo que ele não dedicou aos autores da crise de 2008… E o mercado simplesmente o ignora. A Bakkt (startup da dona da Bolsa de Nova Iorque) anuncia finalmente a sua data de início das operações e os preços… Nada. E assim tem sido, sistematicamente com todas as notícias e anúncios.

Entendo seu desgosto pelo mercado, seu desinteresse e desencanto, principalmente se você embarcou em Janeiro… Mas faço um apelo para que você não seja um investidor medíocre, que chega atrasado e sai mais atrasado ainda. Estou te dizendo que vejo com clareza uma oportunidade de você, dessa vez, estar chegando na festa antes da festa começar e isso pode eventualmente multiplicar seu patrimônio.

Já mostrei como foram os ciclos anteriores da Criptomoeda, já falei que a infraestrutura para a entrada do dinheiro institucional está ficando pronta e vou repetir a frase, embora rendimento passado não seja prenúncio de rendimento futuro, o mercado vive de ciclos que teimam em se repetir.

Se eu estiver certo, um novo ciclo de valorização vai vir e será incrível. Não deixe para entrar no topo (de novo) e perder (de novo) a parte que interessa da próxima bolha das Criptomoedas.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin