Tudo que é novo gera curiosidade e receio. Muitas perguntas podem surgir como: Isso é legal? É golpe? Bitcoin é coisa de nerd e terrorista? Vou perder tudo?

Começando pela parte legal. Não, não é ilegal investir em Criptomoedas. Ilegal seria fazê-lo de formas não autorizadas ou uso ilícito das Criptomoedas. A imprensa muitas vezes associou crimes à Criptomoedas, mas o fato é que as Criptomoedas não tem nada de ilícito, mas não impede que atos ilícitos sejam praticados com ela. Assim como acontece com os Reais ou Dólares…

O que é proibido então? Por hora investimento coletivo em Criptomoedas (fundos ou clubes de investimentos) são vedados pela CVM. A utilização como forma alternativa de empresas captarem dinheiro é permitida desde que registrada e aprovada na CVM. Evasão de divisas, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo são crimes sejam com Criptomoedas, Dólares ou caixinhas de fósforos.

Aquela oferta de investimento é golpe? Cuidado, pode ser honesto ou pode ser um golpe. Por se algo novo, a regulação e a fiscalização no Brasil estão amadurecendo, e isso abre portas para que pessoas mal-intencionadas se aproveitem. Desconfie de promessas maravilhosas livre de risco e não entre em esquemas de pirâmides financeiras (isso é crime) e nem em promessas de retorno garantido (isso não existe além de ser crime contra o sistema financeiro). Sempre verifique se a oferta parte de empresa registrada (com CNPJ) e quem são as pessoas por trás da iniciativa. Empresas que ocultam seus principais executivos tendem a não ser confiáveis. Dê preferência a empresas transparentes que contem com auditoria externa de Empresa independente.

Bitcoin é coisa de nerd e terrorista? Já foi coisa de nerd… isso foi nos primeiros anos do Bitcoin. Dia 31/10/18 o Bitcoin completou 10 anos e muita coisa já evoluiu nesse período. Inclusive no Brasil existe mais CPFs investindo em Bitcoin do que em ações na Bolsa de Valores. Já se é coisa de terrorista é intriga da oposição.

Vou perder tudo? Muita calma nessa hora. Existem duas chances de perda sendo a primeira desvalorização da moeda (esse risco existe como em qualquer outro ativo). A segunda chance é de não saber como armazenar as suas Criptomoedas e perdê-las operacionalmente. Exchange não é local de guardar as suas Criptomoedas. Guarde suas Criptomoedas em carteiras fora da internet (se isso é grego para você contrate um serviço especializado, profissional e auditado).

A HashInvest disponibiliza o serviço de administração de carteiras individuais de Criptomoedas e além de manter 100% dos ativos dos seus clientes em carteiras fora da internet é a única empresa do setor que já nasceu auditada por empresa independente.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin