No final de agosto a Google anunciou que passou a sincronizar os dados da rede do Ethereum no seu BigQuery, um serviço de armazenamento em nuvem que permite análise descomplicada de grandes quantidades de dados. Basicamente usuários desse serviço agora podem agora fazer pesquisas avançadas sobre o Ethereum com muito mais facilidade.

Um exemplo dessas análises é a imagem acima. Ela mostra transações (representadas pelas linhas) entre dois endereços na rede do Ethereum (indicados pelos pequenos pontos).

Apesar de eu considerar a imagem bonita, eu tenho certeza que o interesse da gigante de internet no blockchain vai muito além do valor artístico por belas imagens. Na verdade, a Google não é a única grande empresa investindo pesado nesse ramo. Microsoft, SAP, IBM, HP e Amazon também estão bastante focadas em um mercado chamado Blockchain-as-a-Service (BaaS).

Nesse mercado, o serviço oferecido é basicamente abstrair a infraestrutura (servidores, controle de acesso etc) necessários para utilização de um blockchain por empresas. Isso significa que sobraria para os usuários desse serviço “somente” adicionar ao blockchain os dados de seu negócio. Em uma visão bastante otimista, a Oracle afirma que consegue reduzir para apenas quatro semanas o período de implantação de um serviço baseado em blockchain.

Otimismos a parte, esse tipo de serviço tem sim valor.

Uma das maiores queixas reportadas por empresas que querem utilizar a tecnologia do blockchain em seus negócios é a dificuldade em encontrar profissionais capacitados. Essa dificuldade não chega a ser surpreendente em uma área que tem menos de dez anos, mas com certeza pode atrasar a adoção em massa da tecnologia. Assim, grandes empresas mostrando o caminho das pedras e simplificando o uso do blockchain ajudam o ecossistema das moedas digitais/blockchain a se expandir mais rápido.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin