bolha do bitcoin

A exatamente uma semana atrás começamos uma importante etapa no mercado das Criptomoedas, uma espécie de evolução, estamos na fase final do estouro da bolha, a chamada capitulação.

Escrevi para vocês, em abril, um artigo completo explicando a mecânica da bolha, quem quiser ler ou relembrar, o link está aqui. Enfim, o importante da atual fase da capitulação é que diversos participantes do mercado simplesmente saem a qualquer preço, e por isso vamos ver quedas agudas com grandes volumes seguidas de respiros de recuperação com baixo volume (como o dessa semana).

Como descrito no artigo da semana passada, estamos vendo claramente a capitulação do Ether (ETH), motivada pela liquidação dessa Criptomoeda por quem levantou fundos para suas ICOs e não me estranharia um eventual contágio para o Bitcoin caso o ETF (fundo de índice) não seja aprovado essa semana, como alguns ainda nutrem esperanças…

Vamos à parte boa, se é que existe uma… A capitulação é a parte final e necessária do estouro da bolha e depois dela dificilmente as coisas piorarão ainda mais.

A capitulação é necessária porque marca o fim de um ciclo e a preparação para um novo. A partir do final dessa etapa veremos o chamado inverno. O inverno é caracterizado por um mercado com menor volatilidade e baixos volumes… Quem tinha que sair saiu e investidores que perderam muito dinheiro vão desaparecer (e ficar bem quietinhos).

A moral da história é basicamente a seguinte, todos adoram se vangloriar quando ganham,mas se escondem quando perdem, ninguém sai por aí alardeando o seu fracasso… Uma breve lista do que deve vai acontecer pós-capitulação:

1) Tokens lixo (shitcoins) serão deslistadas de exchanges.

2) Exchanges (cada mais mais sem liquidez, volume e receitas) ao redor do planeta fecharão suas operações (Hoje no Brasil temos 42 exchanges em operação… me cobrem esse número daqui a um ano).

3) “Especialistas” em Criptomoedas vão desaparecer na mesma velocidade que apareceram.

4) A imprensa vai bater muito no cachorro morto e posteriormente ignorar o Bitcoin por um bom tempo.

5) A palavra Blockchain vai sair da moda e não será mais a solução mágica para todos os problemas do universo.

É nos invernos que nascem as condições para os novos ciclos, no caso das Criptomoedas, provavelmente uma nova bolha, de proporções ainda maiores, de proporção institucional, agora com dinheiro de verdade, de gente grande (bancos, fundos de pensão, hedge funds e companhia).

Base de tempo? Não faço ideia. O tal ETF pode ser aprovado na quinta e iniciar o novo ciclo antes mesmo desse texto chegar ao nosso blog daqui duas semanas… Ou pode levar anos.

O estouro da bolha de 2013 só veio a se recuperar plenamente em 2017… foram mais de 3,5 anos de agonia pra quem entrou no topo lá atrás… pago com uma enorme multiplicação de patrimônio (aproximadamente 20x) para aquele que foi persistente no longo prazo (nem tão longo assim…).

E isso tudo não conta uma eventual crise na economia tradicional… O que antes era visto na Venezuela e no Zimbabué está sendo visto em economias emergentes como Argentina, Irã e Turquia… A possibilidade de contágio para o “primeiro mundo” não é desprezível… mas enfim, essa é outra história.

Se você sobreviveu no mercado de janeiro até agora, ainda teremos alguns meses sangrentos ao longo de 2018, mas saiba que provavelmente o pior já passou, e reafirmo a opinião que se o seu projeto, assim como o meu, é de longo prazo, é um bom momento para fazer aportes mensais e capturar o preço médio nas atuais condições.

Se nos estouros das bolhas de 2011 e 2013 não sabíamos ao certo se o Bitcoin sobreviveria, dessa vez não temos essa dúvida. O Bitcoin não vai apenas sobreviver como ficar mais forte, crescer em maturidade, infraestrutura, acessibilidade, escalabilidade e usabilidade.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin