Ninguém gosta de pagar taxa de administração por seus investimentos, não é mesmo? Mas em que situações faz sentido pagar e como avaliar se a taxa cobrada é razoavelmente justa? Se você é um daqueles afortunados que o banco te “dá” muitos benefícios, isenções e etc… tenha certeza que de alguma forma ele está lucrando (e muito) às suas custas…

Sendo assim, como avaliar se a taxa de administração faz sentido e é justa?

Avalie qual o serviço efetivamente prestado para verificar se faz ou não sentido remunerá-lo. Muitas vezes descobrirá que não existe nenhuma expertise especial ou infraestrutura especializada para a realização deste serviço. Nesses casos, se você quiser, pode fazer você mesmo sem incorrer em absolutamente nenhum risco adicional por isso. Quer um exemplo? Fundo de ações de uma única empresa, como por exemplo o Fundo BB Ações Vale que cobra uma taxa de administração de 2%a.a.. Aí cabe a pergunta: Por que pagar 2%a.a. de taxa de administração para um fundo de ações onde o gestor do fundo é passivo e não precisa avaliar cenários, empresas e efetivamente não contribui com nenhuma experiência de mercado? As ações do fundo ou da sua pessoa física são custodiadas com exatamente os mesmos recursos. Esse é um caso típico onde é melhor comprar as ações diretamente do que pagar a taxa de administração. Por outro lado, fundos de ações com gestões ativas ou bastante diversificadas podem justificar a remuneração de uma taxa de administração. Assim como outros fundos de investimentos que acessam ativos que você não teria como acessar sozinho ou agregam a experiência dos gestores profissionais otimizando seu retorno esperado.Compare a taxa de administração com o retorno esperado. Uma vez considerado que faz sentido remunerar através de uma taxa de administração, é interessante comparar a taxa de administração com o retorno esperado para avaliar se ela é justa. Normalmente, quanto menor a volatilidade, menor o retorno esperado, menor o risco e menor a taxa de administração. Normalmente, porque nem sempre é assim. Abaixo quadro extraído em 12/07/2018 do endereço eletrônico para tirar suas próprias conclusões:

https://www.santander.com.br/portal/pam/script/rentabilidade/RentabilidadeFundosAsset.do?codSegMercado=22

Vale notar que a inflação medida pelo IPC-A dos últimos 12 meses findos em junho de 2018 foi de 4,31%. Apenas para reflexão das taxas de administração que você anda pagando por aí…

A HashInvest cobra taxa de administração, qual o serviço que está incluído? É cobrada taxa de administração de 4%a.a. Os produtos da gestora são carteiras administradas individuais de Criptomoedas e os serviços inclusos são o de compra, armazenamento e venda das moedas pelo cliente. Posso fazer sozinho? Justifica pagar uma taxa de administração?

Sim, você pode fazer sozinho e se você tiver o conhecimento técnico e disposição para fazê-lo em segurança não justifica pagar uma taxa de administração. Entretanto, diferente dos ativos tradicionais, comprar e vender Criptomoedas não é nada trivial e é muito menos trivial fazer a armazenagem segura destes ativos.

É preciso conhecimento do mercado, da robustez das Exchanges e saber tecnicamente como transacionar estes ativos para comprar e vender. Além disso, nem todas as moedas “interessantes” tem liquidez e são negociadas em todas as Exchanges exigindo muitas vezes que se abra conta em diversas Exchanges mundo afora. E mais importante de tudo, saber armazenar em segurança suas Criptomoedas. Nunca deixe suas moedas nas Exchanges (isso é um grande risco) e evite carteiras online (que são susceptíveis a hackers) e cuidado com as carteiras offline (que se perder a chave privada…bau bau, já era).

Se isso tudo parece grego para você ou você é um daqueles que nunca lembra onde deixou as chaves, óculos ou seja lá o que for… Com certeza para você faz sentido pagar uma taxa de administração para profissionais prestarem este serviço para você. Ok, uma vez que taxa faz sentido como vejo se ela é justa? Abaixo apresento quadro do simulador da HashInvest (https://portal.hashinvest.com.br/#/simulation) com o desempenho dos últimos 12 meses para que possam tirar as suas próprias conclusões:

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin