Meu disco riscado continua tocando e vou contar, de novo, porque você deve aproveitar o Pit-Stop dos preços e comprar Criptomoedas hoje e não amanhã.

O clima atual no mundo das Criptomoedas está dividido. O pessoal de investimentos está desolado, a queda de mais de 70% desde o pico do mercado deixou os humores abalados e até o mais convicto gestor de recursos (exceto eu) tem lá suas dúvidas.

Do outro lado, a turma da tecnologia está vibrante. Melhorias no algoritmo de assinatura do Bitcoin (para ser resistente aos computadores quânticos), os testes da Lightening Network tem sido extremamente promissores, as tais exchanges descentralizadas têm evoluído muito bem… O Hashrate (velocidade e quantidade de máquinas dedicadas a mineração do Bitcoin) bateu novo recorde. Enfim, nenhum grande problema sob o ponto de vista técnico. Muito pelo contrário, o mercado pulsa e entrega a cada dia novos e melhores desenvolvimentos e soluções.

Agora pergunto – quem é que gera o valor para o Bitcoin?

Os dois. Tanto investidores quanto os técnicos são fatores importantes, mas a ordem dos fatores altera o produto.

Imagine uma legião de investidores cheia de amor pra dar, dinheiro pra gastar e um produto tecnicamente inviável, uma comunidade fraca, desenvolvimentos fracos e tudo mais (leia-se aqui 95% das ICOs). O que aconteceria? O fracasso seria o destino inevitável…

Da mesma forma, um produto excelente que ninguém está disposto a comprar é igual opinião de jornalista sobre assuntos específicos, é bonitinho, mas não serve para absolutamente nada.

Agora veja o processo que se realimenta de maneira positiva: A turma da tecnologia cria um produto com potencial, o investidor se interessa e o dinheiro flui, a turma da tecnologia se empolga e evolui o produto, o investidor gosta do que vê e o dinheiro flui de novo e a espiral gira para cima. É nesse processo que estamos vivendo.

Em teoria é lindo, mas, na prática, infelizmente esse fluxo tecnologia/dinheiro não é contínuo… Existem pausas como a que estamos vivenciando.

Pode parecer que a coisa toda esfriou, mas não, muito pelo contrário, estamos num respiro entre uma onda e outra… A promessa inicial de ter valor não censurável foi cumprida, isso gerou valor, trouxe o dinheiro do investidor inteligente e do investidor não tão inteligente (que sempre vem junto), esse último, saiu da mesma forma que entrou e acabou por gerar a frustração e o mercado do urso que estamos vivendo.

Sim, houve excesso (de hype, de frenesi, de mídia, de dinheiro não tão inteligente). A tecnologia é fantástica, mas ainda imatura e cheia de problemas. É necessário torná-la acessível, amigável e prática, tudo que ela ainda não é. E isso é a melhor notícia para qualquer investidor inteligente, porque ainda existe um enorme, gigantesco potencial para o crescimento.

Roma não foi feita em um dia! Dê o tempo para os Chypherpunks programarem, para que o próprio mercado mostre o caminho do que é necessário e requerido para os próximos passos da tecnologia e consequente adoção e tenha um pouco de paciência, porque a resposta vai vir.

Sei que é difícil abrir o bolso no meio da frustração, mas se você acredita no conceito e no que há por trás das Criptomoedas, esse respiro entre expectativa e entrega da tecnologia é uma janela de oportunidade ideal para você entrar e tem um enorme potencial para a multiplicação do seu patrimônio.

Investir em mercados maduros vai te dar menos sustos e potencialmente vai te dar menos alegrias. Investir no Bitcoin hoje é o mesmo que ajudar o Ayrton Senna a pagar a gasolina do kart e ficar com crédito ou contribuir na vaquinha para ajudar a gravar o primeiro disco dos Beatles sabendo que eles vão te pagar depois.

Esse cara aqui em cima é o Jeff Bezzos e a sua Amazon.com em 1997. O Bitcoin hoje não é muito diferente disso.

E se não for o Bitcoin? O HASH5 garante que você vai ter as Criptomoedas certas.

Se você não é um desenvolvedor que está contribuindo com o blockchain, com alguma Criptomoeda ou com o Bitcoin, não tem problema, você pode ser um investidor. Olhando de fora parece ser um papel “menos nobre”, mas no final do dia você e seu dinheiro são de extrema importância para a construção do ecossistema, e os investidores iniciais costumam ser muito (MUITO) bem recompensados.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin