Para quem investe, os meses de maio e junho foram sofríveis no Brasil. Faltou tinta vermelha para mostrar a performance dos principais ativos e classes de ativos no Brasil. Aliás, não faltou apenas tinta vermelha… faltou gasolina, diesel, ovos, batatas, alface entre outras coisas….

A Bolsa de Valores foi um terror. A Petrobrás, nossa imponente e ex mais valiosa empresa do Brasil já não está mais nem entre as 3 primeiras em termos de valor de mercado. Os fundos de investimentos também não se safaram. Os títulos públicos federais tiveram uma oscilação negativa relevante para quem não pôde esperar até o vencimento (sim, renda fixa também pode ter volatilidade negativa). A Poupança e CDBs mantiveram seu ritmo próximo de zero e se considerarmos a inflação pelo desabastecimento também tiveram rendimento negativo (Tomate a R$9,00 o quilo???).

Não vou entrar no mérito da greve patrocinada pelos grandes transportadores, maquiada por caminhoneiros e a grande massa popular manipulada já nem sei mais por quem e por qual interesse. Terrível a resposta do Governo e o rombo ainda maior que os cofres públicos sofrerão… lembrando que nós trabalhadores somos no limite os cofres públicos.

Quem valorizou então? Os considerados ativos de segurança… a moeda forte americana e o ouro. E valendo da famosa lei infalível do universo, oferta x demanda, o grande campeão de valorização no mês de maio de 2018 foi o Gallon (com combustível dentro, é claro). O Gallon agora é artigo de luxo, vai além do investimento. Tipo um ouro ou pedras preciosas trabalhadas por designers famosos para virarem joias raras.

Onde tudo isso vai parar? Eu sinceramente não sei. Infelizmente não vejo um cenário muito animador no horizonte. Mas com certeza isso ressalta a importância, sob a ótica dos investimentos, de diversificar ainda mais. Que tal um ativo em que o Governo não coloca a mão e não tem interferência? Talvez esteja na hora de revermos os conceitos de risco… Pense nisso e se for do seu perfil, compre Criptomoedas.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin