Pra quem não conhece, o Honey-Badger é um bichinho africano que tem sua pele tão dura que picadas de abelha, ferrão de escopião e mordidas de cobra não conseguem penetrar sua pele, e além disso, por comer esses bichos em sua dieta, acaba por criar imunidade ao veneno de todos eles… A frase que ficou famosa é “honey-badger don’t care”, ou seja, “o honey-badger não liga”… E ele virou símbolo de resiliência, uma espécie de Rocky – o lutador das selvas… ele simplesmente não está nem ai.

E a analogia com o Bitcoin vem daí. O Bitcoin não liga – ele não está nem aí.

O Bitcoin não está nem aí para Jamie Dimon – CEO do JPMorgan que diz que ele é Fraude;

O Bitcoin não está nem aí para o Ilan Goldfajn – Presidente do Banco Central do Brasil que diz para você ficar longe dele;

O Bitcoin não está nem aí para o Paul Krugman – Nobel de Economia em 2008 que diz que ele é uma bolha sem precedentes;

O Bitcoin não está nem aí para Warren Buffet – Que disse que essa história vai terminar mal;

E essa lista tem centenas de nomes compostos por financistas, especialistas, bilionários, oráculos do futuro e tudo mais… O Bitcoin não liga, absolutamente não liga para nenhum deles.

E porque o Bitcoin não liga? Aqui vou arriscar minha opinião pessoal, ele não liga porque ele nasceu no underground e está escalando morro acima, diferente de tudo que se vê por aí, que nasce em cima e temos que engolir guela abaixo (impostos, dívida pública e etc).

O Bitcoin é seu, não é fracionário (ainda vamos falar sobre isso), não é falsificável, não é confiscável e não é censurável. O único jeito de parar o Bitcoin hoje é “desligando a internet da tomada”… E se isso não acontecer, o nosso honey-badger das finanças simplesmente não liga.

Vou ser insistente e ao longo de várias newsletters vou voltar ao real significado do blockchain, que é a incensurabilidade, essa sim a grande virtude de várias criptomoedas.

Convido você a acessar o site www.99bitcoins.com/bitcoinobituaries e ver um catálogo de todas as vezes que a grande mídia tentou matar o Bitcoin… Desde 2009 o Bitcoin já morreu 259 vezes (até o momento em que escrevo para vocês, e não duvide que tentem matá-lo de novo ainda hoje).

O fato é que se estima que menos de 0,5% da população mundial tenha tido algum contato com o Bitcoin (e você aí achando que a onda já passou e que não dá mais tempo de investir). E mesmo assim, quase insignificante o Bitcoin fez o barulho que fez, conseguiu a atenção que conseguiu.

A questão que quero deixar clara para você investidor é que estamos diante de uma oportunidade única em nossas vidas, em que a chance de fracasso do nosso honey-badger, de vê-lo desistir e se entregar é muito, mas muito menor que a chance dele continuar não ligando e indo adiante em seu caminho rumo a adoção em massa, regulação e profissionalização.

É claro que tudo pode dar errado, e é por isso que você não vai colocar todo o dinheiro de suas economias em criptomoeda, não seria nada esperto, você vai colocar no máximo 10% do seu dinheiro. Imagine que tudo deu errado, seus 90% renderam CDI ao longo do ano e seu 10% em criptomoedas perderam metade do valor, no final das contas você não ganhou e nem perdeu em termos absolutos… É triste mas você não está quebrado, que venha mais um ano para seus investimentos.

Agora imagine que em algum ano próximo o desempenho da moeda digital repita o desempenho visto no ano de 2017, em que o índice HASH5 (nosso principal produto) chegou a valorizar 190 vezes… Esses 10% seriam responsáveis por multiplicar seu patrimônio total em quase 20 vezes. Entende o poder dessa assimetria de risco?

O Bitcoin é o Honey-badger do dinheiro e é por isso que amamos o Bitcoin, símbolo máximo da tecnologia blockchain para a qual nos dedicamos.

Obs: Este artigo é uma réplica da Newsletter da HashInvest disponibilizada por e-mail e publicada aqui com alguns dias de defasagem. Quer receber a Newsletter na íntegra? Assine inserindo o seu e-mail abaixo:

Assine a nossa newsletter
Receba o conteúdo que interessa para o investidor em Criptomoedas!
Obrigado por assinar a nossa newsletter!
We respect your privacy. Your information is safe and will never be shared.
Don't miss out. Subscribe today.
×
×
WordPress Popup Plugin